Entrevistas
Claudia Lage
Claudia Lage nasceu no Rio de Janeiro, é escritora e roteirista. Formada em Teatro pela UNIRIO, em Letras pela UFF e mestre em Literatura pela PUC-Rio, é autora do livro de contos A pequena morte e outras naturezas e do romance Mundos de Eufrásia, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2010. Em 2013, lançou o livro Labirinto da palavra, com ensaios-crônicas sobre literatura e criação literária, que, em 2014, recebeu o Prêmio de Literatura de Brasília e foi finalista do Prêmio Portugal Telecom. Como roteirista, trabalhou na TV Globo e na Conspiração Filmes, entre outras produtoras. Ministra cursos de roteiro e criação literária no Rio de Janeiro.
Prof. Ricardo Cavaliere
Ricardo Cavaliere é graduado e licenciado em Letras (1975) e graduado em Direito (1996), ambos os cursos cumpridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre (1990) e doutor (1997) em Língua Portuguesa pela mesma universidade. Cumpriu estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil (2005), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Evanildo Bechara. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal Fluminense, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, membro da Academia Brasileira de Filologia, membro do Conselho Editorial da Editora Lexikon, da Editora Lucerna, da Revista Todas as Letras, diretor da Revista Confluência, conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura e conselheiro do Liceu Literário Português.
Prof.ª Lucia Teixeira
Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pós-doutorado em Semiótica na Universidade de Limoges, na França (2002-2003). É professora titular (aposentada) da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora 1-C do CNPq e foi Cientista do Nosso Estado da FAPERJ no período 2010-2013. Foi Presidente da Associação Brasileira de Estudos Semióticos (ABES – 2010-2017). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da UFF (1999-2002) e atua em Consultorias à CAPES, ao CNPq e à FAPERJ.
Prof.ª Mariangela Rios
Líder do Grupo de Estudos Discurso & Gramática – UFF. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal Fluminense e professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/FFP. Bolsista de PQ 1C do CNPq. Conselheira da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN e líder nacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. Membro do comitê de avaliadores da SBPC, da Fapesp, da Faperj e de outras instituições. Tem experiência na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, funcionalismo, mudança linguística, construcionalização lexical e gramatical, morfossintaxe do português e ensino.
Prof. José Luís Jobim
Mestre (1980) e doutor em Letras (1986) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar na Stanford University (2001) e e ocupou a Chaire des Amériques na Universidade de Rennes 2; deu cursos e fez conferências em várias universidades do Brasil e do exterior. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (Nota 6, CAPES). Foi professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi diretor do Instituto de Letras, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e membro do Conselho Universitário. Foi presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada e primeiro secretário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística.
Prof.ª Livia Reis
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americana.) pela Universidade de São Paulo (1997). É professora Titular da Universidade Federal Fluminense, bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Foi membro de comissão de avaliação da Coordenação de pessoal de nível superior (CAPES) e consultora do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Prof.ª Ida Alves
Professora Titular de Literatura Portuguesa do Instituto de Letras – Universidade Federal Fluminense.Concluiu o doutorado em Letras (Letras Vernáculas – Literatura Portuguesa – Estudos de Poesia) na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. Pós-Doutorado na PUC-MG, de 03/2005 a 03/2006 (sup. Profa. Dra. Lelia Parreira Duarte). Pós-Doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle – Paris III, de 10/2011 a 03/2012 (bolsa CAPES – Estágio Pós-Doutoral – Sup. Prof. Dr. Michel Collot). Diretora do Instituto de Letras a partir de 16/07/2015 (gestão 2015-2019). Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, principalmente com pesquisas sobre a poesia portuguesa moderna e contemporânea.
Prof. Roberto Acízelo
Roberto Acízelo Quelha de Souza é licenciado em Inglês (Universidade Santa Úrsula, 1970) e em Português-Literaturas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1971), bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1972), mestre em Letras – Teoria da Literatura – (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1974) e doutor em Letras – Teoria da Literatura – (Universidade Federal do Rio de Janeiro,1980) e fez estudos de pós-doutorado na área de Literatura Brasileira (Universidade de São Paulo, 1994-1995). Professor de Teoria da Literatura de 1977 a 2002 na Universidade Federal Fluminense, atualmente é professor titular de Literatura Brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.